[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Participação em eventos]

I Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP)

Organização: Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, ECA-USP
Local: São Paulo (SP)
Data: 26 e 27 de agosto de 2010

Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo

CASTRO, J. C. L.

Resumo: O desenvolvimento da produção capitalista, especialmente de um século para cá, cria a necessidade de expandir o consumo. Do ponto de vista psicanalítico, as estratégias nesse sentido envolvem a fabricação de um sujeito desejante que interpela a publicidade e os modelos que ela fornece. A publicidade, por sua vez, atua por meio de fantasias que se rebatem sobre o universo das mercadorias. Como as mercadorias não são capazes de dar conta do desejo, o ciclo se repete indefinidamente, gerando a cada vez um gozo parcial.

Palavras-chave: consumo, publicidade, desejo, gozo, psicanálise.

English title: Advertising and psychoanalysis: desire and enjoyment in the world of consumption

Voltar à página de eventos

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]