[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Laços sociais na sociedade de consumo. Caderno de Resumos do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 2012.

Resumo: A pesquisa situa-se na interface entre psicanálise e sociedade, utilizando a teoria dos discursos, de Jacques Lacan, para analisar os laços sociais em operação nos mecanismos de consumo. O foco é o período de construção da sociedade de consumo, da segunda metade do século XIX até a década de 60 do século passado, no qual se evidencia a associação entre consumo, de um lado, e histeria e laço social histérico, de outro. Além disso, uma diferenciação é introduzida entre esse período e o da contemporaneidade, no qual a sociedade de consumo atinge sua maturidade e seu modo de funcionamento tende a vincular-se predominantemente à perversão e ao laço social capitalista. Conceitos lacanianos fundamentais, como sujeito, desejo, fantasia e gozo, são empregados para lançar luz sobre a dinâmica do consumo. Essas construções são articuladas com aplicações dos discursos em outras áreas da vida social, além de contribuírem para o entendimento do modus operandi que caracteriza de forma mais geral os próprios discursos.

Palavras-chave: comportamento do consumidor, discurso da histeria, discurso do capitalismo, laços sociais, Lacan.

English title: Social links in consumer society

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