Capítulos de livros
|
1
FRANCO, F.; CASTRO, J. C. L.; MANZI, R.; SAFATLE, V.; AFSHAR,Y.
O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo.
In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (orgs.).
Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico.
Belo Horizonte (MG),
Autêntica,
p. 47-75,
2021.
ISBN: 978-65-8823-981-0
Resumo
|
|
|
2
CASTRO, J. C. L.
Sujeito neoliberal: entre performance e gozo.
In: PANSARELLI, D. et al. (orgs.).
Gênero, psicanálise, filosofia na América Latina, filosofia da libertação e pensamento descolonial.
São Paulo (SP),
ANPOF,
p. 119-127,
2019.
ISBN: 978-85-8807-281-7
Resumo
Download
|
|
|
3
CASTRO, J. C. L.
Guerra híbrida brasileira: a campanha presidencial de Bolsonaro.
In: FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A.; LEAL, P. R. F. (orgs.).
Comunicação política, eleições 2018 e campanha permanente.
Timburi (SP),
Cia do eBook,
2019.
ISBN: 978-85-5585-212-1
Resumo
|
|
|
4
CASTRO, J. C. L.
As estratégias retóricas da publicidade.
In: PEREIRA, C. et al. (orgs.).
Publicidade, todo mundo usa!.
São Paulo (SP),
INMOD/ABP2,
p. 431-444,
2018.
ISBN: 978-85-5514-050-1
Resumo
|
|
|
5
AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEICAO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N.
A histeria como questão de gênero.
In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (orgs.).
Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico.
Belo Horizonte (MG),
Autêntica,
p. 289-313,
2018.
ISBN: 978-85-5130-319-1
Resumo
|
|
|
6
CASTRO, J. C. L.
Antecedentes do homo œconomicus neoliberal.
In: CORREIA, A.; NASCIMENTO, D.; MÜLLER, M. C. (orgs.).
Filosofia política contemporânea.
São Paulo (SP),
ANPOF,
p. 92-109,
2017.
ISBN: 978‐85‐8807-244‐2
Resumo
Download
|
|
|
7
CASTRO, J. C. L.
Das massas às redes: comunicação e mobilização política.
In: JESUS, E.; TRINDADE, E.; JANOTTI, J.; ROXO, M. (orgs.).
Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI.
Salvador (BA),
EDUFBA/Brasília (DF), Compós,
p. 149-166,
2016.
ISBN: 978-85-2321-483-8
Resumo
Download
|
|
|
8
CASTRO, J. C. L.
Freudian mass psychology in the age of networks.
In: TORRES, E. C.; MATEUS, S. (eds.).
From multitude to crowds: collective action and the media.
Frankfurt am Main,
Peter Lang,
p. 143-154,
2015.
ISBN: 978-36-3166-802-3
Resumo
|
|
|
9
CASTRO, J. C. L.
Cinema, consumer society and spectacle.
In: DRUMMOND, P. (ed.).
The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle.
London,
The London Symposium,
p. 111-121,
2015.
ISBN: 978-09-5736-315-1
Resumo
Download
|
|
|
10
CASTRO, J. C. L.
Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo.
In: Trivinho, E. (org.).
A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada.
São Paulo (SP),
Annablume/FAPESP,
p. 89-106,
2015.
ISBN: 978-85-3910-693-6
Resumo
|
|
|
11
CASTRO, J. C. L.
A histeria como discurso: da estrutura clínica ao laço social.
In: AMBRA, P. E. S.; SILVA JUNIOR, N.. (orgs.).
Histeria e gênero: sexo como desencontro.
São Paulo (SP),
nVersos Editora,
p. 83-106,
2014.
ISBN: 978-85-6401-398-8
Resumo
|
|
|
12
CASTRO, J. C. L.
Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação.
In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T. (orgs.).
Práticas interacionais em rede.
Salvador (BA),
Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba),
p. 89-101,
2014.
ISBN: 978-85-2321-215-5
Resumo
|
|
|
13
CASTRO, J. C. L.
Escrita, tipografia e inflexões do simbólico na tradição judaico-cristã.
In: GOMES, P. G.; FAUSTO NETO, A.; SBARDELOTTO, M.; SOUZA, T. M. (orgs.).
Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização.
São Leopoldo (RS),
Editora Unisinos/Casa Leiria,
2013.
ISBN: 978-85-7431-605-5
Resumo
|
|
|
14
CASTRO, J. C. L.
Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo.
In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (orgs.).
Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea.
Salto (SP),
Editora Schoba,
p. 461-469,
2010.
ISBN: 978-85-8013-040-9
Resumo
|
|
|
15
CASTRO, J. C. L.
Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos.
In: MARCONDES FILHO, C. J. R. (org.).
Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação.
São Paulo (SP),
ECA-USP,
p. 355-368,
2010.
ISBN: 978-85-7205-082-1
Resumo
|
|
Artigos publicados em periódicos
Artigos aceitos para publicação
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1
CASTRO, J. C. L.
Conveniências e recompensas no agenciamento algorítmico.
Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Recife (PE),
4 a 9 de outubro de 2021.
Resumo
|
2
CASTRO, J. C. L.
Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo.
Anais do XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
São Paulo (SP),
27 a 30 de julho de 2021.
Resumo
Download
|
3
CASTRO, J. C. L.
Hiperneoliberalismo e autoritarismo.
Anais do XLIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs),
São Bernardo do Campo (SP),
1 a 11 de dezembro de 2020.
Resumo
|
4
CASTRO, J. C. L.
A economia da desinformação em plataformas algorítmicas.
Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Salvador (BA),
1 a 10 de dezembro de 2020.
Resumo
|
5
CASTRO, J. C. L.
Governança algorítmica e economia libidinal.
Anais do XXIX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
Campo Grande (MS),
24 a 27 de novembro de 2020.
Resumo
|
6
CASTRO, J. C. L.
Governança em plataformas algorítmicas: entre controle e agência.
Anais do XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Belém (PA),
2 a 7 de setembro de 2019.
Resumo
|
7
CASTRO, J. C. L.
Excentricidade, desinformação e polarização assimétrica: máquinas de guerra híbrida em plataformas algorítmicas.
Anais do XXVIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
Porto Alegre (RS),
11 a 14 de junho de 2019.
Resumo
|
8
CASTRO, J. C. L.
O consumo na era da interpelação algorítmica.
Anais do XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018),
Joinville (SC),
2018.
Resumo
|
9
CASTRO, J. C. L.
Interpelação, perfilamento e performatividade em plataformas algorítmicas.
Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
Belo Horizonte (MG),
2018.
Resumo
|
10
CASTRO, J. C. L.
Pós-verdade e o papel do jornalismo: neoliberalismo, Brexit/Trump e redes sociais.
Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo,
São Paulo (SP),
2017.
Resumo
|
11
CASTRO, J. C. L.
Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva.
Anais do IV Seminário Mídia, Política e Eleições,
São Paulo (SP),
2017.
Resumo
|
12
CASTRO, J. C. L.
A flexibilização da notícia na era dos algoritmos.
Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2017),
Curitiba (PR),
2017.
Resumo
|
13
CASTRO, J. C. L.
Redes sociais como modelo de governança algorítmica.
Anais do XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
São Paulo (SP),
2017.
Resumo
|
14
CASTRO, J. C. L.
As injunções de performance nas redes sociais.
Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), vol. 5: teorias e temas emergentes,
Brasília (DF),
p. 64-78,
2016.
Resumo
|
15
CASTRO, J. C. L.
Redes sociais como dispositivos de governamentalidade neoliberal.
Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016),
São Paulo (SP),
2016.
Resumo
|
16
CASTRO, J. C. L.
Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento.
Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015),
Rio de Janeiro (RJ),
2015.
Resumo
|
17
CASTRO, J. C. L.
Das massas às redes: comunicação e mobilização política.
Anais do XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
Brasília (DF),
2015.
Resumo
|
18
CASTRO, J. C. L.
Entre escândalos e silêncios: a fetichização da corrupção no discurso jornalístico.
Anais do III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR),
Florianópolis (SC),
2015.
Resumo
|
19
CASTRO, J. C. L.
Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal.
Anais do VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica),
Rio de Janeiro (RJ),
2015.
Resumo
|
20
CASTRO, J. C. L.
Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais.
Anais do V Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil – União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura,
Rio de Janeiro (RJ),
UFRJ,
p. 867-877,
2014.
Resumo
|
21
CASTRO, J. C. L.
O consumidor como agente no neoliberalismo.
Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon),
São Paulo (SP),
2014.
Resumo
|
22
CASTRO, J. C. L.
A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas.
Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013),
Manaus (AM),
2013.
Resumo
|
23
CASTRO, J. C. L.
Edward Bernays and Freudian group psychology.
Proceedings of the International History of Public Relations Conference,
Bournemouth (Inglaterra),
p. 188-193,
2013.
Resumo
|
24
CASTRO, J. C. L.
Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação.
Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós),
Salvador (BA),
2013.
Resumo
|
25
CASTRO, J. C. L.
Instances of reification in contemporary society: work, consumption, cyberculture, and body.
The International Society for the Social Studies Annual Conference Proceedings,
Orlando, FL (Estados Unidos),
p. 85-90,
2013.
Resumo
|
26
CASTRO, J. C. L.
Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação.
Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012),
Salvador (BA),
2012.
Resumo
|
27
CASTRO, J. C. L.
Reforma Protestante, tipografia e virtualização do simbólico.
Anais da I Jornada de Mídias e Religiões,
São Leopoldo (RS),
2012.
Resumo
|
28
CASTRO, J. C. L.
A morte em vida do neurótico obsessivo.
Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental,
Fortaleza (CE),
2012.
Resumo
|
29
CASTRO, J. C. L.
Consumo, publicidade e estrutura perversa.
Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012),
Fortaleza (CE),
2012.
Resumo
|
30
CASTRO, J. C. L.
Sujeito, desejo e identidade no discurso da histeria.
Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS),
Campinas (SP),
2012.
Resumo
|
31
CASTRO, J. C. L.
Relações fetichistas entre o ciberespaço e o mundo offline.
Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial),
Salvador (BA),
2011.
Resumo
|
32
CASTRO, J. C. L.
Gozo do consumo e discurso do capitalismo.
Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade,
Rio de Janeiro (RJ),
2011.
Resumo
|
33
CASTRO, J. C. L.
A tipografia e seu impacto na modernidade.
Anais do I Congresso de História da Mídia do Sudeste,
São Paulo (SP),
p. 320-330,
2010.
Resumo
|
34
CASTRO, J. C. L.
Cibercultura e a matriz lacaniana dos quatro discursos.
Anais do III Simpósio Nacional ABCiber,
São Paulo (SP),
2009.
Resumo
|
35
CASTRO, J. C. L.
Capitalismo e discurso da universidade: Marx com Lacan.
Anais do VI Colóquio Internacional Marx e Engels,
Campinas (SP),
2009.
Resumo
|
36
CASTRO, J. C. L.
O maravilhoso em André Breton.
Anais do I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura,
Araraquara (SP),
Laboratório Editorial,
p. 629-640,
2009.
Resumo
|
37
CASTRO, J. C. L.
Consumo de massa e discurso da histeria.
Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação,
São Paulo (SP),
2009.
Resumo
|
38
CASTRO, J. C. L.
Imaginário e (neo)liberalismo.
Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise,
São Paulo (SP),
2006.
Resumo
|
Resumos publicados em anais de congressos
1
CASTRO, J. C. L.
As estratégias retóricas da publicidade.
Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP),
Rio de Janeiro (RJ),
p. 3-4,
2016.
Resumo
|
2
CASTRO, J. C. L.
Between material and virtual places: fetishism and hybridization.
Book of abstracts of the Media and Place Conference,
Leeds (Inglaterra),
p. 1-2,
2014.
Resumo
|
3
CASTRO, J. C. L.
Imunização e laço social: aproximações entre Esposito e Lacan.
Caderno de Resumos do V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise,
São Paulo (SP),
p. 95-96,
2013.
Resumo
|
4
CASTRO, J. C. L.
Cinema, consumer society and spectacle.
Book of abstracts of the III Annual London Film and Media Conference,
Londres (Inglaterra),
2013.
Resumo
|
5
AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEIÇÃO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N.
A histeria e a questão de gênero.
Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social,
São Paulo (SP),
p. 18-19,
2013.
Resumo
|
6
CASTRO, J. C. L.
A sociedade de consumo entre a lógica da histeria e a lógica da perversão.
Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social,
São Paulo (SP),
p. 11-12,
2013.
Resumo
|
7
CASTRO, J. C. L.
Building identities through composites of data.
Book of abstracts of the Ray Browne Conference on Popular Culture,
Bowling Green (OH, Estados Unidos),
2013.
Resumo
|
8
CASTRO, J. C. L.
Laços sociais na sociedade de consumo.
Caderno de Resumos do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,
São Paulo (SP),
2012.
Resumo
|
9
CASTRO, J. C. L.
Lacanian discourses and rhetorical strategies in advertising.
Book of abstracts of the Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR),
Durban (África do Sul),
p. 671-672,
2012.
Resumo
|
10
CASTRO, J. C. L.
Discourse of hysteria as the logic of consumption.
Book of abstracts of Discourse - Communication - Conversation,
Loughborough (Inglaterra),
2012.
Resumo
|
11
CASTRO, J. C. L.
Sexualization of advertising and the imperative of enjoyment.
Book of abstracts of Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference,
Londres (Inglaterra),
2011.
Resumo
|
12
CASTRO, J. C. L.
Tânatos e a ordem simbólica.
Caderno de resumos do IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte,
Niterói (RJ),
Universo,
p. 84,
2010.
Resumo
|
13
CASTRO, J. C. L.
Deus, ciência moderna e discurso da universidade.
Caderno de resumos do VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise,
Curitiba (PR),
Editora Champagnat,
p. 124,
2009.
Resumo
|
14
CASTRO, J. C. L.
Dos dois corpos do rei à democracia burguesa.
Caderno de resumos do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise,
Rio de Janeiro e Niterói (RJ),
p. 82-83,
2008.
Resumo
|
|