[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

Capítulos de livros


[Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico]
1 FRANCO, F.; CASTRO, J. C. L.; MANZI, R.; SAFATLE, V.; AFSHAR,Y. O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo. In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte (MG), Autêntica, p. 47-75, 2021.
ISBN: 978-65-8823-981-0
Resumo


[Gênero, psicanálise, filosofia na América Latina, filosofia da libertação e pensamento descolonial]
2 CASTRO, J. C. L. Sujeito neoliberal: entre performance e gozo. In: PANSARELLI, D. et al. (orgs.). Gênero, psicanálise, filosofia na América Latina, filosofia da libertação e pensamento descolonial. São Paulo (SP), ANPOF, p. 119-127, 2019.
ISBN: 978-85-8807-281-7
Resumo Download


[Comunicação política, eleições 2018 e campanha permanente]
3 CASTRO, J. C. L. Guerra híbrida brasileira: a campanha presidencial de Bolsonaro. In: FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A.; LEAL, P. R. F. (orgs.). Comunicação política, eleições 2018 e campanha permanente. Timburi (SP), Cia do eBook, 2019.
ISBN: 978-85-5585-212-1
Resumo


[Publicidade, todo mundo usa!]
4 CASTRO, J. C. L. As estratégias retóricas da publicidade. In: PEREIRA, C. et al. (orgs.). Publicidade, todo mundo usa!. São Paulo (SP), INMOD/ABP2, p. 431-444, 2018.
ISBN: 978-85-5514-050-1
Resumo


[Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico]
5 AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEICAO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N. A histeria como questão de gênero. In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (orgs.). Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico. Belo Horizonte (MG), Autêntica, p. 289-313, 2018.
ISBN: 978-85-5130-319-1
Resumo


[Filosofia política contemporânea]
6 CASTRO, J. C. L. Antecedentes do homo œconomicus neoliberal. In: CORREIA, A.; NASCIMENTO, D.; MÜLLER, M. C. (orgs.). Filosofia política contemporânea. São Paulo (SP), ANPOF, p. 92-109, 2017.
ISBN: 978‐85‐8807-244‐2
Resumo Download


[Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI]
7 CASTRO, J. C. L. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. In: JESUS, E.; TRINDADE, E.; JANOTTI, J.; ROXO, M. (orgs.). Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI. Salvador (BA), EDUFBA/Brasília (DF), Compós, p. 149-166, 2016.
ISBN: 978-85-2321-483-8
Resumo Download


[From multitude to crowds: collective action and the media]
8 CASTRO, J. C. L. Freudian mass psychology in the age of networks. In: TORRES, E. C.; MATEUS, S. (eds.). From multitude to crowds: collective action and the media. Frankfurt am Main, Peter Lang, p. 143-154, 2015.
ISBN: 978-36-3166-802-3
Resumo


[The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle]
9 CASTRO, J. C. L. Cinema, consumer society and spectacle. In: DRUMMOND, P. (ed.). The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle. London, The London Symposium, p. 111-121, 2015.
ISBN: 978-09-5736-315-1
Resumo Download


[A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada]
10 CASTRO, J. C. L. Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo. In: Trivinho, E. (org.). A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada. São Paulo (SP), Annablume/FAPESP, p. 89-106, 2015.
ISBN: 978-85-3910-693-6
Resumo


[Histeria e gênero: sexo como desencontro]
11 CASTRO, J. C. L. A histeria como discurso: da estrutura clínica ao laço social. In: AMBRA, P. E. S.; SILVA JUNIOR, N.. (orgs.). Histeria e gênero: sexo como desencontro. São Paulo (SP), nVersos Editora, p. 83-106, 2014.
ISBN: 978-85-6401-398-8
Resumo


[Práticas interacionais em rede]
12 CASTRO, J. C. L. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T. (orgs.). Práticas interacionais em rede. Salvador (BA), Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), p. 89-101, 2014.
ISBN: 978-85-2321-215-5
Resumo


[Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização]
13 CASTRO, J. C. L. Escrita, tipografia e inflexões do simbólico na tradição judaico-cristã. In: GOMES, P. G.; FAUSTO NETO, A.; SBARDELOTTO, M.; SOUZA, T. M. (orgs.). Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização. São Leopoldo (RS), Editora Unisinos/Casa Leiria, 2013.
ISBN: 978-85-7431-605-5
Resumo


[Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea]
14 CASTRO, J. C. L. Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (orgs.). Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. Salto (SP), Editora Schoba, p. 461-469, 2010.
ISBN: 978-85-8013-040-9
Resumo


[Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação]
15 CASTRO, J. C. L. Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos. In: MARCONDES FILHO, C. J. R. (org.). Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação. São Paulo (SP), ECA-USP, p. 355-368, 2010.
ISBN: 978-85-7205-082-1
Resumo


Artigos publicados em periódicos


1 CASTRO, J. C. L. A interpelação algorítmica do consumidor. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, Santa Maria (RS), v. 21, n. 45, p. 306-325, 2022.
ISSN: 2175-4977
Endereço original: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/63438
Resumo Download


2 CASTRO, J. C. L. Plataformas algorítmicas e economia da desinformação. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis (SC), v. 18, n. 2, p. 91-103, julho/dezembro de 2021.
ISSN: 1984-6924
DOI: 10.5007/1984-6924.2021.e77485
Endereço original: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/77485/48131
Resumo Download


3 CASTRO, J. C. L. Imaginário e cultura da intolerância em plataformas algorítmicas. Contracampo, Niterói (RJ), v. 40, n. 1, janeiro/abril de 2021.
ISSN: 2238-2577
DOI: 10.22409/contracampo.v40i1.47817
Endereço original: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/47817
Resumo Download


4 CASTRO, J. C. L. Controle via agência em plataformas algorítmicas. Galáxia, São Paulo (SP), n. 44, p. 144-157, maio/agosto de 2020.
ISSN: 1982-2553
DOI: 10.1590/1982-25532020244064
Endereço original: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/44064
Resumo Download


5 CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo, guerra híbrida e a campanha presidencial de Bolsonaro. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo (SP), v. 42, n. 1, p. 261-291, janeiro-abril de 2020.
ISSN: 2175-7755
DOI: 10.15603/2175-7755/cs.v42n1p261-291
Endereço original: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/9404
Resumo Download


6 CASTRO, J. C. L. Máquinas de guerra híbrida em plataformas algorítmicas. E-Compós, Brasília (DF), v. 23, p. 1-29, 2020.
ISSN: 1808-2599
DOI: 10.30962/ec.1929
Endereço original: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1929
Resumo Download


7 CASTRO, J. C. L. Plataformas algorítmicas: interpelação, perfilamento e performatividade. Revista Famecos, Porto Alegre (RS), v. 26, n. 3, p. 1-24, setembro/dezembro de 2019.
ISSN: 1980-3729
DOI: 10.15448/1980-3729.2019.3.33723
Endereço original: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/33723
Resumo Download


8 CASTRO, J. C. L. Da lógica editorial à lógica algorítmica da notícia. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul (RS), v. 18, n. 36, p. 36-56, julho/dezembro de 2019.
ISSN: 2178-2687
DOI: 10.18226/21782687.v19.n36.02
Endereço original: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9481
Resumo Download


9 CASTRO, J. C. L. Social networks as a model of algorithmic governance. Matrizes, São Paulo (SP), v. 12, n. 2, p. 165-191, May/August 2018.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v12i2p165-191
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/140890/147058
Resumo Download


10 CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Matrizes, São Paulo (SP), v. 12, n. 2, p. 165-191, maio/agosto de 2018.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v12i2p165-191
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/140890
Resumo Download


11 CASTRO, J. C. L. Père-version: a função paterna na era do Outro algorítmico. Carta de São Paulo (impressa), São Paulo (SP), a. 25, n. 1, p. 112-116, junho de 2018.
Endereço original: https://ebp.org.br/sp/carta-de-sao-paulo-ano-25-no1-jun-2018/
Resumo Download


12 CASTRO, J. C. L. Père-version: a relativização do Nome-do-Pai. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro (RJ), v. 21, n. 2, p. 233-243, maio/agosto de 2018.
ISSN: 1516-1498
DOI: 10.1590/s1516-14982018002009
Endereço original: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000200233&lng=es&nrm=iso&tlng=pt
Resumo Download


13 CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. Teoria & Pesquisa, São Carlos (SP), v. 26, n. 3, p. 199-234, 2017.
ISSN: 0104-0103
DOI: 10.31068/tp.26308
Endereço original: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/615
Resumo Download


14 CASTRO, J. C. L. Between material and virtual worlds: fetishism and the discourse of capitalism. American Imago, Baltimore (MD), Johns Hopkins University Press, v. 74, n. 1, p. 23-39, Spring 2017.
ISSN: 1085-7931
DOI: 10.1353/aim.2017.0001
Endereço original: https://muse.jhu.edu/article/656940/pdf
Resumo Download


15 CASTRO, J. C. L. Estratégias retóricas da publicidade: uma proposta de matriz classificatória. E-Compós, Brasília (DF), v. 19, n. 3, p. 1-18, setembro/dezembro de 2016.
ISSN: 1808-2599
DOI: 10.30962/ec.1312
Endereço original: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1312
Resumo Download


16 CASTRO, J. C. L. The discourse of hysteria as the logic of mass consumption. Psychoanalysis, Culture & Society, Basingstoke (UK), Palgrave Macmillan, v. 21, n. 4, p. 403-421, Dec 2016.
ISSN: 1543-3390
DOI: 10.1057/s41282-016-0003-2
Endereço original: http://link.springer.com/article/10.1057/s41282-016-0003-2
Resumo Download


17 CASTRO, J. C. L. Social networks as dispositives of neoliberal governmentality. Journal of Media Critiques, Lincoln (UK), v. 2, n. 7, p. 85-102, 2016.
ISSN: 2056-9793
DOI: 10.17349/jmc116105
Endereço original: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=496210
Resumo Download


18 CASTRO, J. C. L. O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo. Sofia, Vitória (ES), v. 5, n. 1, p. 48-58, janeiro/julho de 2016.
ISSN: 2317-2339
Endereço original: https://periodicos.ufes.br/index.php/sofia/article/view/13962/0
Resumo Download


19 CASTRO, J. C. L. Applications of the Lacanian discourse theory in the field of communication. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), v. 39, n. 2, p. 99-112, maio/agosto de 2016.
ISSN: 1809-5844
DOI: 10.1590/1809-5844201627
Endereço original: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2437/1997
Resumo Download


20 CASTRO, J. C. L. Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), v. 39, n. 2, p. 99-113, maio/agosto de 2016.
ISSN: 1809-5844
DOI: 10.1590/1809-5844201627
Endereço original: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2437
Resumo Download


21 CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. Interin, Curitiba (PR), v. 21, n. 1, p. 145-163, janeiro/junho de 2016.
ISSN: 1980-5276
Endereço original: https://revistas.utp.br/index.php/i/article/view/237
Resumo Download


22 CASTRO, J. C. L. The consumer as agent in neoliberalism. Matrizes, São Paulo (SP), v. 9, n. 2, p. 273-288, Jul/Dec 2015.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729/109768
Resumo Download


23 CASTRO, J. C. L. O consumidor como agente no neoliberalismo. Matrizes, São Paulo (SP), v. 9, n. 2, p. 273-288, julho/dezembro de 2015.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729
Resumo Download


24 CASTRO, J. C. L. El imperio de las imágenes y la fluidez de las identificaciones. Flash - Boletín Electrónico del VII ENAPOL, São Paulo (SP), n. 10, agosto de 2015.
Endereço original: http://oimperiodasimagens.com/es/faq-items/el-imperio-de-las-imagenes-y-la-fluidez-de-las-identificaciones-julio-cesar-lemes-de-castro/
Resumo Download


25 CASTRO, J. C. L. Império das imagens e fluidez das identificações. Flash - Boletim Eletrônico do VII ENAPOL, São Paulo (SP), n. 10, agosto de 2015.
Endereço original: http://oimperiodasimagens.com/pt/faq-items/imperio-das-imagens-e-fluidez-das-identificacoes-julio-cesar-lemes-de-castro/
Resumo Download


26 CASTRO, J. C. L. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. Galáxia, São Paulo (SP), v. 14, n. 27, p. 72-84, junho de 2014.
ISSN: 1982-2553
DOI: 10.1590/1982-25542014115069
Endereço original: http://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/15069
Resumo Download


27 CASTRO, J. C. L. A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo (SP), v. 11, n. 30, p. 181-198, janeiro/abril de 2014.
ISSN: 1806-4981
Endereço original: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/478
Resumo Download


28 CASTRO, J. C. L. Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista Famecos, Porto Alegre (RS), v. 20, n. 3, p. 603-617, setembro/dezembro de 2013.
ISSN: 1415-0549
DOI: 10.15448/1980-3729.2013.3.10963
Endereço original: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/10963
Resumo Download


29 CASTRO, J. C. L. Cibercultura e a matriz lacaniana dos discursos. Intexto, Porto Alegre (RS), n. 28, p. 118-136, julho de 2013.
ISSN: 1807-8583
Endereço original: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/12818
Resumo Download


30 CASTRO, J. C. L. A histeria entre a clínica e o laço social. aSEPHallus, Rio de Janeiro (RJ), v. 8, n. 15, novembro de 2012.
ISSN: 1809-709X
Endereço original: http://www.isepol.com/asephallus/numero_15/artigo_06.html
Resumo Download


31 CASTRO, J. C. L. Consumo contemporâneo e discurso do capitalismo. Lumina, Juiz de Fora (MG), v. 6, n. 1, p. 1-7, junho de 2012.
ISSN: 1981-4070
Endereço original: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21021
Resumo Download


32 CASTRO, J. C. L. Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo. Alceu, Rio de Janeiro (RJ), v. 13, n. 25, p. 144-153, julho/dezembro de 2012.
ISSN: 1518-8728
Endereço original: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=9&infoid=452&sid=37
Resumo Download


33 CASTRO, J. C. L. A dualidade do imaginário, entre Eros e Tânatos. Psicanálise & Barroco em Revista, Rio de Janeiro (RJ), v. 10, n. 1, p. 122-137, julho de 2012.
ISSN: 1679-9887
Endereço original: http://www.seer.unirio.br/index.php/psicanalise-barroco/article/view/8716
Resumo Download


34 CASTRO, J. C. L. A palavra é a morte da coisa: simbólico, gozo e pulsão de morte. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza (CE), v. 11, n. 4, p. 1405-1428, dezembro de 2011.
ISSN: 1518-6148
Endereço original: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5025
Resumo Download


35 CASTRO, J. C. L. Eros e seus descontentes: da Reforma Protestante ao sexo virtual. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro (RJ), Centro Latinoamericano de Sexualidad y Derechos Humanos - CLAM, n. 4, p. 105-126, 2010.
ISSN: 1984-6487
Endereço original: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/view/34
Resumo Download


36 CASTRO, J. C. L. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. Esboços, Florianópolis (SC), Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, v. 16, n. 22, p. 127-138, 2009.
ISSN: 1414-722X
DOI: 10.5007/2175-7976.2009v16n22p127
Endereço original: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2009v16n22p127
Resumo Download


37 CASTRO, J. C. L. O inconsciente como linguagem: de Freud a Lacan. CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Araraquara (SP), v. 7, n. 1, p. 1-12, julho de 2009.
ISSN: 1679-3404
DOI: 10.21709/casa.v7i1.1773
Endereço original: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/1773
Resumo Download


38 CASTRO, J. C. L. Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço. Verso e Reverso, São Leopoldo (RS), v. 23, n. 52, 2009.
ISSN: 1806-6925
DOI: 10.4013/ver.2009.23.52.07
Endereço original: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/5794/3040
Resumo Download


39 CASTRO, J. C. L. O paradigma da esfera na Antiguidade: mito, filosofia e psicanálise. Notandum, São Paulo (SP), n. 19, p. 45-52, janeiro/abril de 2009.
ISSN: 1516-5477
Endereço original: http://www.hottopos.com/notand19/cesar.pdf
Resumo Download


Artigos aceitos para publicação


Trabalhos completos publicados em anais de congressos


1 CASTRO, J. C. L. Conveniências e recompensas no agenciamento algorítmico. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Recife (PE), 4 a 9 de outubro de 2021.
Resumo

2 CASTRO, J. C. L. Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo. Anais do XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), São Paulo (SP), 27 a 30 de julho de 2021.
Resumo Download

3 CASTRO, J. C. L. Hiperneoliberalismo e autoritarismo. Anais do XLIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), São Bernardo do Campo (SP), 1 a 11 de dezembro de 2020.
Resumo

4 CASTRO, J. C. L. A economia da desinformação em plataformas algorítmicas. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Salvador (BA), 1 a 10 de dezembro de 2020.
Resumo

5 CASTRO, J. C. L. Governança algorítmica e economia libidinal. Anais do XXIX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Campo Grande (MS), 24 a 27 de novembro de 2020.
Resumo

6 CASTRO, J. C. L. Governança em plataformas algorítmicas: entre controle e agência. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Belém (PA), 2 a 7 de setembro de 2019.
Resumo

7 CASTRO, J. C. L. Excentricidade, desinformação e polarização assimétrica: máquinas de guerra híbrida em plataformas algorítmicas. Anais do XXVIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Porto Alegre (RS), 11 a 14 de junho de 2019.
Resumo

8 CASTRO, J. C. L. O consumo na era da interpelação algorítmica. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), Joinville (SC), 2018.
Resumo

9 CASTRO, J. C. L. Interpelação, perfilamento e performatividade em plataformas algorítmicas. Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Belo Horizonte (MG), 2018.
Resumo

10 CASTRO, J. C. L. Pós-verdade e o papel do jornalismo: neoliberalismo, Brexit/Trump e redes sociais. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, São Paulo (SP), 2017.
Resumo

11 CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. Anais do IV Seminário Mídia, Política e Eleições, São Paulo (SP), 2017.
Resumo

12 CASTRO, J. C. L. A flexibilização da notícia na era dos algoritmos. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2017), Curitiba (PR), 2017.
Resumo

13 CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Anais do XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), São Paulo (SP), 2017.
Resumo

14 CASTRO, J. C. L. As injunções de performance nas redes sociais. Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), vol. 5: teorias e temas emergentes, Brasília (DF), p. 64-78, 2016.
Resumo

15 CASTRO, J. C. L. Redes sociais como dispositivos de governamentalidade neoliberal. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016), São Paulo (SP), 2016.
Resumo

16 CASTRO, J. C. L. Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015), Rio de Janeiro (RJ), 2015.
Resumo

17 CASTRO, J. C. L. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. Anais do XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Brasília (DF), 2015.
Resumo

18 CASTRO, J. C. L. Entre escândalos e silêncios: a fetichização da corrupção no discurso jornalístico. Anais do III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR), Florianópolis (SC), 2015.
Resumo

19 CASTRO, J. C. L. Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal. Anais do VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), Rio de Janeiro (RJ), 2015.
Resumo

20 CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. Anais do V Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil – União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Rio de Janeiro (RJ), UFRJ, p. 867-877, 2014.
Resumo

21 CASTRO, J. C. L. O consumidor como agente no neoliberalismo. Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon), São Paulo (SP), 2014.
Resumo

22 CASTRO, J. C. L. A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013), Manaus (AM), 2013.
Resumo

23 CASTRO, J. C. L. Edward Bernays and Freudian group psychology. Proceedings of the International History of Public Relations Conference, Bournemouth (Inglaterra), p. 188-193, 2013.
Resumo

24 CASTRO, J. C. L. Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Salvador (BA), 2013.
Resumo

25 CASTRO, J. C. L. Instances of reification in contemporary society: work, consumption, cyberculture, and body. The International Society for the Social Studies Annual Conference Proceedings, Orlando, FL (Estados Unidos), p. 85-90, 2013.
Resumo

26 CASTRO, J. C. L. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012), Salvador (BA), 2012.
Resumo

27 CASTRO, J. C. L. Reforma Protestante, tipografia e virtualização do simbólico. Anais da I Jornada de Mídias e Religiões, São Leopoldo (RS), 2012.
Resumo

28 CASTRO, J. C. L. A morte em vida do neurótico obsessivo. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo

29 CASTRO, J. C. L. Consumo, publicidade e estrutura perversa. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012), Fortaleza (CE), 2012.
Resumo

30 CASTRO, J. C. L. Sujeito, desejo e identidade no discurso da histeria. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS), Campinas (SP), 2012.
Resumo

31 CASTRO, J. C. L. Relações fetichistas entre o ciberespaço e o mundo offline. Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial), Salvador (BA), 2011.
Resumo

32 CASTRO, J. C. L. Gozo do consumo e discurso do capitalismo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, Rio de Janeiro (RJ), 2011.
Resumo

33 CASTRO, J. C. L. A tipografia e seu impacto na modernidade. Anais do I Congresso de História da Mídia do Sudeste, São Paulo (SP), p. 320-330, 2010.
Resumo

34 CASTRO, J. C. L. Cibercultura e a matriz lacaniana dos quatro discursos. Anais do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo (SP), 2009.
Resumo

35 CASTRO, J. C. L. Capitalismo e discurso da universidade: Marx com Lacan. Anais do VI Colóquio Internacional Marx e Engels, Campinas (SP), 2009.
Resumo

36 CASTRO, J. C. L. O maravilhoso em André Breton. Anais do I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura, Araraquara (SP), Laboratório Editorial, p. 629-640, 2009.
Resumo

37 CASTRO, J. C. L. Consumo de massa e discurso da histeria. Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), 2009.
Resumo

38 CASTRO, J. C. L. Imaginário e (neo)liberalismo. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, São Paulo (SP), 2006.
Resumo

Resumos publicados em anais de congressos


1 CASTRO, J. C. L. As estratégias retóricas da publicidade. Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), Rio de Janeiro (RJ), p. 3-4, 2016.
Resumo


2 CASTRO, J. C. L. Between material and virtual places: fetishism and hybridization. Book of abstracts of the Media and Place Conference, Leeds (Inglaterra), p. 1-2, 2014.
Resumo


3 CASTRO, J. C. L. Imunização e laço social: aproximações entre Esposito e Lacan. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, São Paulo (SP), p. 95-96, 2013.
Resumo


4 CASTRO, J. C. L. Cinema, consumer society and spectacle. Book of abstracts of the III Annual London Film and Media Conference, Londres (Inglaterra), 2013.
Resumo


5 AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEIÇÃO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N. A histeria e a questão de gênero. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social, São Paulo (SP), p. 18-19, 2013.
Resumo


6 CASTRO, J. C. L. A sociedade de consumo entre a lógica da histeria e a lógica da perversão. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social, São Paulo (SP), p. 11-12, 2013.
Resumo


7 CASTRO, J. C. L. Building identities through composites of data. Book of abstracts of the Ray Browne Conference on Popular Culture, Bowling Green (OH, Estados Unidos), 2013.
Resumo


8 CASTRO, J. C. L. Laços sociais na sociedade de consumo. Caderno de Resumos do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 2012.
Resumo


9 CASTRO, J. C. L. Lacanian discourses and rhetorical strategies in advertising. Book of abstracts of the Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Durban (África do Sul), p. 671-672, 2012.
Resumo


10 CASTRO, J. C. L. Discourse of hysteria as the logic of consumption. Book of abstracts of Discourse - Communication - Conversation, Loughborough (Inglaterra), 2012.
Resumo


11 CASTRO, J. C. L. Sexualization of advertising and the imperative of enjoyment. Book of abstracts of Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference, Londres (Inglaterra), 2011.
Resumo


12 CASTRO, J. C. L. Tânatos e a ordem simbólica. Caderno de resumos do IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte, Niterói (RJ), Universo, p. 84, 2010.
Resumo


13 CASTRO, J. C. L. Deus, ciência moderna e discurso da universidade. Caderno de resumos do VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, Curitiba (PR), Editora Champagnat, p. 124, 2009.
Resumo


14 CASTRO, J. C. L. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. Caderno de resumos do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, Rio de Janeiro e Niterói (RJ), p. 82-83, 2008.
Resumo


[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]