[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. A interpelação algorítmica do consumidor. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, Santa Maria (RS), v. 21, n. 45, p. 306-325, 2022.
ISSN: 2175-4977
Endereço original: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/63438

Resumo: O objetivo deste artigo de reflexão teórica de caráter abrangente, estribado em pesquisa bibliográfica, é mostrar como os algoritmos influenciam a abordagem do consumidor no período recente, marcado pela racionalidade econômica neoliberal. Para tanto, propõe-se o conceito de interpelação algorítmica, que diverge radicalmente da interpelação althusseriana. A interpelação algorítmica do consumidor caracteriza-se pela dataficação, submetendo atividades e interações a diversos tipos de métricas; pela recursividade, predizendo continuamente comportamentos futuros com base em dados fornecidos de alguma forma pelo próprio consumidor; pelo perfilamento, definindo perfis a partir da articulação contingente de traços obtidos de cada um; e pela clusterização, agrupando perfis afins em clusters direcionados ao consumo.

Palavras-chave: interpelação, consumidor, algoritmos.

Download

English title: Algorithmic interpellation of the consumer

Abstract: The objective of this article of theoretical reflection, comprehensive in nature and based on bibliographic research, is to demonstrate how algorithms have influenced the consumer approach in recent times, marked by neoliberal economic rationality. To this end, it is proposed the concept of algorithmic interpellation, characterized by datafication, subjecting attributes, activities and interactions to several types of metrics; recursivity, continuously predicting behaviors on the basis of information provided about himself in some way by the consumer; profiling, defining profiles from the contingent articulation of traces obtained from each consumer; and clustering, grouping related profiles into clusters directed toward consumption. The limits of this interpellation derive from the imponderable of the consumer's desire and the impossibility of reducing him completely to profiles.

Keywords: interpellation, consumer, algorithms.

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]