[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Plataformas algorítmicas e economia da desinformação. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis (SC), v. 18, n. 2, p. 91-103, julho/dezembro de 2021.
ISSN: 1984-6924
DOI: 10.5007/1984-6924.2021.e77485
Endereço original: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/77485/48131

Resumo: Este artigo de reflexão teórica, ancorado em pesquisa bibliográfica, propõe-se a demonstrar que as plataformas algorítmicas são espaços propícios à desinformação, em virtude da maneira como suas características tecnológicas são instrumentalizadas por seu modelo de negócios, resultando na prevalência do valor-algoritmo sobre o valor-notícia. Para apreender tal instrumentalização, bem como os seus efeitos no que tange à desinformação, o modus operandi das plataformas é analisado sob quatro rubricas. Onimediação desigual é a proliferação das instâncias de mediação, cada usuário atuando em alguma medida como influenciador e sendo influenciado por incontáveis outros. Arena de atenção consiste na condição de disputa permanente entre os usuários que suplanta a esfera pública. Exposição calibrada designa – em lugar de exposição seletiva, câmaras de eco ou bolhas de filtro – o direcionamento ponderado dos conteúdos exibidos a cada usuário. E máquinas de guerra híbrida são mobilizações desestabilizadoras cujo comando está fora do controle das plataformas.

Palavras-chave: algoritmos, plataformas, desinformação, fake news.

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English title: Algorithmic platforms and economics of disinformation

Abstract: This article of theoretical reflection, which is anchored in bibliographic research, aims to demonstrate that the algorithmic platforms are propitious spaces to disinformation, given the way their technological characteristics are instrumentalized by their business model, resulting in the prevalence of the algorithm value over the news value. In order to apprehend such instrumentalization, as well as its effects on disinformation, the modus operandi of platforms is analyzed under four aspects. Unequal omnimediation is the proliferation of instances of mediation, each user acting to some extent as an influencer, while also being influenced by countless others. The arena of attention consists of the condition of permanent dispute among users, which supersedes the public sphere. Calibrated exposure designates – in lieu of selective exposure, echo chambers or filter bubbles – the weighted targeting of the content displayed to each user. And hybrid war machines are destabilizing mobilizations whose command is beyond the platforms’ control.

Keywords: algorithms, platforms, disinformation, fake news.

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