[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Matrizes, São Paulo (SP), v. 12, n. 2, p. 165-191, maio/agosto de 2018.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v12i2p165-191
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/140890

Resumo: O modo de gestão do social típico da contemporaneidade, associado ao neoliberalismo, pode ser caracterizado como governança algorítmica. As redes sociais, como o Facebook,são tomadas como modelo de seu funcionamento. E, para apreender sua dinâmica, a governança algorítmica éexaminada em três dimensões fundamentais. A primeira é a dimensão relacional: o indivíduo é fragmentado em seus traços digitais, os quais são recombinados em múltiplas relações. A partir daí se desdobra a dimensão vetorial: tais relações são orientadas, captando tendências e embutindo projeções sobre o futuro. Por fim, essa orientação deslancha a dimensão agenciadora, desempenhando os papéis de amplificação de afinidades e contenção de diferenças.

Palavras-chave: redes sociais, Facebook, governança algorítmica, algoritmos, neoliberalismo.

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English title: Social networks as a model of algorithmic governance

Abstract: The typical way in which contemporary society, associated with neoliberalism, is managed can be characterized as algorithmic governance. Social networks like Facebook are taken as a model for the operation of this type of governance. To comprehend its dynamics, algorithmic governance is examined in three fundamental dimensions. The first is the relational dimension: the individual is fragmented in his digital traces, which are recombined in multiple relationships. From there, the vectorial dimension unfolds: these relationships are oriented, capturing trends and embedding projections about the future. Finally, this orientation originates the agential dimension, playing the roles of amplifying the affinities and containing the differences.

Keywords: social networks, Facebook, algorithmic governance, algorithms, neoliberalism.

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