[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. As estratégias retóricas da publicidade. Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), Rio de Janeiro (RJ), p. 3-4, 2016.
Endereço original: http://media.wix.com/ugd/bb9c7e_9332304a2cb5407391bf519c427c758a.pdf

Resumo: A proposta deste trabalho é identificar as estratégias retóricas mais abrangentes utilizadas historicamente pela publicidade. Inspirando-se na teoria lacaniana dos discursos, ele toma a cada um destes seu traço mais característico como fundamento de uma determinada estratégia retórica: a imposição (discurso do senhor), a argumentação (discurso da universidade), a sedução (discurso da histeria) e a cumplicidade (discurso do capitalismo). Tais estratégias variam de acordo com o produto, o veículo, o público e a cultura, e combinam-se de várias maneiras. De todo modo, elas tendem a evoluir com o tempo, podendo-se constatar grosso modo o predomínio sucessivo das estratégias da imposição, da argumentação, da sedução e da cumplicidade.

Palavras-chave: publicidade, retórica, discursos, Lacan.

English title: The rhetorical strategies of advertising

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