[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T. (orgs.). Práticas interacionais em rede. Salvador (BA), Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), p. 89-101, 2014.
ISBN: 978-85-2321-215-5

Resumo: Na contemporaneidade, há uma tendência em várias áreas no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva – uma espécie de empreendedorismo pessoal. Isso se manifesta na cibercultura sob a forma, entre outras, da valorização da interatividade. No chamado amor virtual também é possível detectar essa tendência: a multiplicação de possibilidades amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão ao sujeito, em tese, a possibilidade de maior iniciativa. A contrapartida desse processo é um movimento de reificação: colocar-se como objeto, de acordo com a lógica da mercadoria, e ver os outros sob a mesma óptica.

Palavras-chave: amor virtual, empreendedorismo pessoal, reificação.

English title: Virtual love: personal entrepreneurship and reification

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]